• Immutable Page
  • Info
  • Attachments

ConteúdosDeAjuda > AjudaNaAdministração > AjudaNaActualização

Índice

Procedimentos gerais

Descarregar e extrair o novo arquivo do MoinMoin

Descarregue o código do MoinMoin para o qual deseja actualizar. Se não for programador, este é geralmente a versão lançada mais recentemente na página principal do projecto.

(!) Geralmente é melhor (e mais simples) instalar a versão mais recentes do arquivo de distribuição, do que confiar num pacote desactualizado fornecido pela sua distribuição de Linux.

Ler os documentos

Por favor, leia os ficheiros docs/CHANGES e docs/README.migration incluídos no arquivo de distribuição moin, para saber mais detalhes sobre o que mudou e como actualizar.

/!\ Os documentos podem conter dicas sobre instalação, compatibilidade e actualização de importação, que não serão repetidas aqui.

Fazer cópia de segurança

/!\ Antes de actualizar um wiki existente, FAÇA UMA CÓPIA DE SEGURANÇA!

Considere-se avisado. A culpa não será nossa se ficar assim: X-(

Se quiser fazer uma cópia de segurança integral (não perdendo uma única edição), deve parar o processamento do seu servidor wiki agora.

Deve fazer uma cópia de segurança das duas árvores de directorias:

  • A que contém os ficheiros do código do MoinMoin (ex: /usr/lib/python*.*/site-packages/MoinMoin)

    • (!) depois de ter feito uma cópia de segurança desta directoria, deve eliminar a directoria MoinMoin, evitando que ficheiros antigos de código que não sejam sobrepostos pelo novo código, possam interferir com ele)

  • A que contém os seus dados (ex: /usr/share/moin/wikiname/data - veja o data_dir no seu moin_config.py).

Os caminhos verdadeiros dependem da sua instalação.

Faça também uma cópia de segurança:

  • do seu ficheiro moin.cgi (ou moin.fcg ou outro adaptador de ficheiros que utiliza)
  • do seu wikiconfig.py ou farmconfig.py ou outros ficheiros de configuração do wiki
  • dos seus ficheiros de configuração do servidor web

Actualizar código

Se instalar a partir do arquivo de distribuição original, execute "python setup.py install" como root para instalar a nova versão.

Se utilizar um pacote de distribuição de Linux (ou outro), por favor, leia a sua documentação.

Se o ficheiro CHANGES o indicar, talvez tenha de actualizar o seu ficheiro moin.cgi (ou moin.fcg ou outro adaptador). Talvez precise de definir o utilizador/grupo/modo específico nesse ficheiro (veja a mais antiga antes de substituir).

Actualizar configuração

Depois de actualizar, o seu wiki existente ainda deve funcionar (o objectivo é ter valores por omissão correctos para os novos valores de configuração, mas podem existir falhas).

Verifique se é este o caso, e perca algum tempo a verificar o ficheiro CHANGES no seu arquivo de distribuição. Muitas vezes, as novas funcionalidades serão invisíveis se não complementar a sua configuração no wikiconfig.py (1.3+) ou moin_config.py (<=1.2.x).

Verifique se dispõe do ficheiro "intermap.txt" mais recente; Se tiver os seus próprios registos, pode indicar o "shared_intermap" a um ficheiro carregado antes do ficheiro na sua directoria de dados, que tem precedência (ou seja, ter registos globais na partilhada, e registos privados no ficheiro data dir).

Actualizar coisas estáticas

Em todas as actualizações, deve copiar o conteúdo da directoria "wiki/htdocs/" que fornecemos para a directoria visível para o seru servidor web. Por norma, a nova versão tem algumas novas imagens, CSS e Javascript.

Tem de alterar também a sua configuração do servidor web / directoria para corresponder à configuração url_prefix_static do moin. Começando com o moin 1.6, o valor por omissão é /moin_staticVVV (VVV é 160 para a versão 1.6.0 do moin) e este valor será diferente em todas as versões (o moin 1.6.1 irá utilizar /moin_static161 por omissão). Isto permite utilizar uma cache de longa-duração para as coisas estáticas, para que o seu wiki seja mais rápido e cause menos carregamentos e tráfego.

Actualizar páginas do Wiki

Páginas de sistema e ajuda

A partir do moin 1.3, as páginas de sistema e de ajuda estão separadas na directoria underlay. Utilize a nova directoria underlay que incluímos no arquivo de distribuição (e deite o antigo fora).

Para procedimentos anteriores à versão 1.3, por favor, consulte o ficheiro CHANGES.

As suas páginas valiosas

Consulte os ficheiros CHANGES e README.migration para obter os passos necessários para converter o seu data_dir para o que esperamos.

Resolução de problemas

É uma boa ideia fazer um pedido de "...?action=test" (que chama uma funcionalidade de diagnóstico interno) depois de instalar uma nova versão, que detectará alguns erros comuns. Se um dos testes falhar, não entre em pânico, mas verifique no ficheiro CHANGES se é um efeito conhecido.

Dependendo da sua instalação, recomendamos permissões com mais segurança. Idealmente, deve marcar todos os ficheiros da directoria de dados do utilizador onde o servidor web é executado, e utilizar 700 ou 770 - veja também a definição config.umask.