• Immutable Page
  • Info
  • Attachments

Protecção Contra Sobrecargas

Sobretudo num wiki de internet, o carregamento do CPU e do disco por vezes é bastante elevado, porque o wiki tem de processar muitos pedidos. Um carregamento elevado torna o wiki lento e impossível de utilizar pelos seus utilizadores legítimos.

Isto é provocado por:

  • algumas pessoas más (spammers, vândalos, ...) que tentam colocar spam ou lixo nas suas páginas
  • algumas pessoas menos más (pessoas que apenas espelham o wiki, sem pensar no carregamento e na quantidade de pedidos inúteis e no tráfego elevado que provocam)

  • alguns bots que indexam o conteúdo do wiki para algum motor de pesquisa

O que podemos fazer?

O MoinMoin identifica os pedidos através do nome de utilizador (quando identificado) ou pelo endereço IP (quando não identificado).

  • (!) Utilizadores de Proxy ou NAT: por favor, identifique-se se a protecção contra sobrecargas lhe pedir para abrandar. Isto porque todas as pessoas que utilizarem o mesmo proxy são identificados por um IP único. Se acabou de aceder, não terá quaisquer problemas, mesmo se utilizar o proxy / a sua saída NAT.

Se a contagem de pedidos ultrapassar o limite configurado num intervalo de tempo configurado, começará a avisá-lo (verá uma mensagem de aviso de protecção contra sobrecargas em vez do resultado wiki esperado). Se vir este aviso, leia-o e siga as suas instruções.

Nesse caso, deve parar de fazer esses pedidos por uns minutos (leia os conteúdos de que dispõe, beba um copo de água, ...). Não terá problemas se continuar mais tarde (simplesmente, abrande para não ultrapassar o limite de novo).

Se não fizer uma pausa, ignorar os avisos e os pedidos continuarem a "martelar" o servidor de wiki, o wiki pensará que está a fazer algo de mal e irá bloqueá-lo durante o período de tempo configurado

Configuração

A configuração é feita como sempre: no seu wikiconfig. Estes são os valores por omissão:

    surge_action_limits = { # permite no máximo <count> pedidos de <action> por <dt> segundos
        # action: (count, dt)
        'show': (20, 60),
        'raw': (20, 40),  # algumas pessoas utilizam isto para css
        'AttachFile': (60, 60),
        'diff': (30, 60),
        'fullsearch': (5, 60),
        'edit': (10, 120),
        'rss_rc': (1, 60),
        'default': (30, 60),
    }
    surge_lockout_time = 3600 # segundos após os quais será bloqueado se ignorar os avisos

Dicas

Proxy ou firewall grandes

Se estiver a aceder através de um proxy ou firewall grandes (China? rede de trabalho de uma grande empresa?), é possível que tenha alguns problemas relacionados com a protecção contra sobrecargas, porque todos os pedidos provêm do mesmo endereço IP, assemelhando-se a um mau utilizador ou bot.

No entanto, pode contornar facilmente a questão, identificando-se. Assim serão contabilizados os seus pedidos verdadeiros (utilizará o seu nome e não o IP do proxy/firewall).

Desactivar a protecção contra sobrecargas

(!) Não o aconselhamos a fazê-lo. Se for activado rapidamente, ajuste os limites às suas necessidades. Mesmo num wiki de intranet, não é aconselhável que um utilizador torne o wiki inutilizável para todos.

Se ainda assim o quiser fazer:

    surge_action_limits = None # desactiva a protecção contra sobrecargas