• Immutable Page
  • Info
  • Attachments

Como lidar com os erros comuns

Em primeiro lugar siga as instruções

O moin fornece as instruções para a utilização comum. Tente criar um wiki utilizando os valores por omissão das instruções. O seu wiki deve ser então guardado onde o seu está, e deve chamar-se mywiki ... mas pode alterar esse local, e este nome, DEPOIS de o wiki estar a funcionar. Os valores por omissão foram escolhidos cuidadosamente para funcionar para a maioria das pessoas na maior parte das plataformas, ou pelo menos ser um bom ponto de partida.

  • Em primeiro lugar, siga as instruções
  • Não altere nenhuma configuração a não ser que tenha mesmo de ser.
  • Trabalhe com um wiki que funciona antes de o tentar personalizar.

Altere uma coisa de cada vez

Quando o seu wiki estiver a funcionar, personalize-o e adapte-o às suas necessidades, mas lembre-se de alterar apenas uma coisa de cada vez. Provavelmente não percebe como funcionam todas as opções completamente, e se estragar algumas coisas no mesmo passo, será mais difícil corrigi-las

Verifique se o ser servidor web pode utilizar Python

Isto encontra-se também em AjudaNaInstalação/InstalaçãoBásica. Utilize este script:

echo Content-Type: text/plain
echo
echo "Your web server is running as:"
id
echo "CGI scripts work"
echo "Now we try to invoke Python interpreters and get their versions:"
python -V 2>&1
python2.3 -V 2>&1
python2.4 -V 2>&1
python2.5 -V 2>&1
echo "Finished."

para ver se obtém a resposta de que o cgi funciona. Aí, saberá também quais as versões de python utilizáveis. Isto é especialmente útil para utilizadores sem acesso ao root.

Teste Built-in

Existe um modo de diagnóstico built-in útil ao fazer uma instalação; basta juntar "?action=test" ao URL do seu wiki:

lynx --dump http://`hostname`/mywiki?action=test

Se vir um erro de importação aqui, mas

python -c "import MoinMoin"

funciona, é provavelmente resultado de um permissões de ficheiro em falta ou uma definição incorrecta de PYTHONPATH no ambiente do servidor web.

Duelo de Pythons

O problema mais comum que pode encontrar é quando tem uma versão antiga de Python instalada no "/usr", e uma versão de distribuição de Python mais recente no "/usr/local"; isto é frequente nas distribuições de GNU/Linux, que ainda trazem uma versão antiga de Python.

Nesse caso, se escrever "python" na sua linha de comandos, obterá o interpretador de Python mais recente, porque o "/usr/local/bin" está no seu PATH. A situação é outra no ambiente do seu servidor web, e talvez tenha de alterar o caminho do "moin.cgi", assim:

"""
    MoinMoin - CGI Driver Script
...
"""
  • Ao instalar, certifique-se que instala o moin com a versão de Python com que quer executá-lo. O python setup.py install irá instalar com o primeiro python no caminho, que pode ser ou não a versão que espera! O /usr/local/bin/python2.4 irá instalar num python específico. Terá de utilizar o mesmo caminho no script do servidor do moin.

Permissões de ficheiro em falta

Se não for o root, os ficheiros instalados podem ser legíveis apenas pelo root, mas eles também precisam de ser legíveis pelo servidor web antes do wiki funcionar. Isto inclui os módulos Python e o próprio sítio. O servidor do wiki necessita também de permissões de escrita na directoria data. Para corrigir esta situação, é necessário descobrir onde está a directoria do módulo do Python; procure-a no install.log, ou execute o comando:

python -c "import sys; print '%s/lib/python%s/site-packages' % ( sys.prefix, sys.version[:3] )"

Para o exemplo em baixo, assumimos que a directoria do módulo do Python é /usr/local/lib/python2.3/site-packages. Torne os ficheiro legíveis a todos utilizando os seguintes comandos:

cd /usr/local
chmod -R a+rX lib/python2.3/site-packages/MoinMoin

Defina as suas variáveis cuidadosamente

Tenha especial atenção se re-escrever em ver de cortar e colar. Os erros de citação no wikiconfig.py podem levar a que as coisas falhem. Os itens seguintes são também problemas com variáveis. Algumas funcionalidades funcionam apenas se forem activadas no wikiconfig.py ou farmconfig.py.

O moin.cgi foi encontrado, mas o Moin não funciona

Se tiver de adicionar a directoria do código do moin no caminho de sistema, especifique o local acima do próprio MoinMoin, para que a palavra MoinMoin seja reconhecida durante o pedido de importação.

Os ficheiros CSS não funcionam

Um erro muito comum é a falta de estilo CSS. O seu wiki parece feio e desinteressante, ao contrário deste belo wiki. Na maioria dos casos, estragou a configuração ao não ter lido as instruções, ou ao tentar personalizar as instruções, por ser mais esperto que nós. :-)

A correcção é muito simples: certifique-se que o seu Alias de Apache e o ScriptAlias NÃO são iguais. Esta configuração de Apache nunca funcionará:

Alias /wiki/ "/prefix/share/moin/htdocs/"
ScriptAlias /wiki/ "/var/www/wiki/moin.cgi"

O Alias é utilizado para fornecer ficheiros estáticos: css, imagens etc. O ScriptAlias é utilizado para esconder o moin.cgi do URL. Tem de utilizar valores diferentes! Pode utilizar o que quiser como ScriptAlias, ou como Alias, mas o Alias tem de corresponder à opção de configuração do url_prefix_static. Eis um exemplo que funciona (o valor por omissão):

# Apache config
Alias /moin_static160/ "/prefix/share/moin/htdocs/"

# Wiki config
    url_prefix_static = '/moin_static160'